quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Minha evolução patrimonial

Como já disse anteriormente, o aumento de patrimônio não é um bom indicador de saúde financeira: o melhor indicador é o fluxo de caixa. Apesar disso, começarei demonstrando minha evolução patrimonial para contextualizar os leitores.

No gráfico a seguir é possível visualizá-la ao longo dos últimos 10 anos. Comecei a trabalhar em 2003 em um estágio que me pagava R$320,00 reais por mês. Estava no sétimo período da faculdade. Hoje trabalho em uma empresa pública, atuando na área de tecnologia.

Evolução patrimonial dos últimos 10 anos


Atualmente o meu salário gira em torno de R$10.000,00 + benefícios (salário bruto). Acabo de completar 31 anos. O meu objetivo sempre foi depender cada vez menos do salário para sobreviver, ou seja, ser capaz de gerar uma renda passiva que consiga pagar as despesas pessoais da minha família. Sou casado, mas ainda não tenho filhos. Minha esposa colabora com as contas da casa e possui um salário equivalente ao meu, apesar de seguir outra profissão.

Hoje possuo um patrimônio de cerca de R$450.000,00. Os mais atentos irão observar que a curva de evolução patrimonial vêm se acentuando bastante desde 2010: isto é um reflexo direto da influência da renda passiva gerada pelos investimentos e pela renda da minha esposa. Em tempo: nos casamos em 2009.

Uma outra observação importante se refere aos anos de 2008 e 2009, que pouco contribuíram para a evolução patrimonial. A explicação é: sofri com a crise da bolsa em 2008 e em 2009 me casei e passei a lua de mel no exterior.

No próximo post falarei um pouco mais sobre a minha alocação de ativos e as minhas estratégias para geração de renda passiva.

11 comentários:

  1. Você também é da terrinha?:) Muito legal o seu site. Aliás, eu nem tinha ideia de que tinha outro lusitano na blogosfera. Vou te adicionar no meu Blog então. Dá uma passada no meu depois.

    Um abraço,
    4p

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://paiportugapaipobre.blogspot.com.br

      Excluir
    2. ôô pa, Ora pois pois, mais um da Terrinha!

      Seja bem vindo!

      Gostei do seu blog também. Vou te adicioná-lo à blogsfera!

      Não esqueça de me adicionar também!

      Excluir
  2. amigo me add ai na sua lista aprendizinvest.blogspot.com.br já esta na minha. Parabens pela evolução de seu patrimonio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aprendiz,

      Belas lições aprendidas. Colocarei o seu blog na minha lista.

      Abs,

      Milionário Português.

      Excluir
  3. Gostei do seu blog e minha esposa é cidadã portuguesa, ano passado estive na terrinha de voces e adorei. Te add e vou deixar o meu para vc add.

    http://investidorsocio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Receita da bola de neve (claro, antes é preciso trabalhar e ganhar dinheiro!!!!): compras regulares + reinvestir dividendos + diversificar riscos no portfólio + deixar o tempo trabalhar. Por trás disso, estudar o que se compra é fundamental. Investir é chato e ao mesmo tempo compensador. Quem quiser adrenalina, vá num show do Iron Maiden!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HM,

      Lições simples, mas que poucos conseguem (ou se esforçam) pra fazer!

      Hehhe, gostei da sugestão do Iron Maiden!!

      Abraços!

      Excluir
  5. Olá,
    Tenho uma visão muito parecida com a sua sobre acumulação de patrimônio e também sobre a metodologia. Ainda não tive tempo de publicar no meu Blog Economicamente Incorreto a minha evolução patrimonia, mas pretendo fazer isso em breve.
    Parabéns pelo Blog e pelo patrimonio. Continue assim!

    Abraços,
    EcoInc
    Blog Economicamente Incorreto
    http://economicamenteincorreto.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu amigo, obrigado pela visita. o seu blog está no meu radar.

      Excluir